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Startup promete colocar carros de controlo remoto nas estradas da Europa

startup alemã de “telecondução” Vay garantiu € 34 milhões do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Em janeiro, Vay lançou um serviço comercial de carros com controle remoto em Las Vegas. Agora quer lançar a tecnologia em seu território.

Em 2023, a empresa realizou com sucesso test drives sem motorista de segurança em vias públicas em Hamburgo. A Vay diz que tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades para lançar um serviço comercial na cidade alemã.

“Este investimento desempenhará um papel crucial no fortalecimento da confiança que os reguladores, parceiros e consumidores da UE têm na Vay, abrindo caminho para a implantação comercial de nossos serviços nas cidades europeias”, disse Thomas von de Ohe, CEO da Vay.

Quando os usuários abrem o aplicativo Vay e solicitam uma carona, um veículo elétrico vem buscá-los. Assim como um Uber – exceto que não há ninguém no carro.

Em vez disso, ele é pilotado até o local de coleta por um motorista remoto. O cliente então assume o volante para a viagem até seu destino. Assim que eles partem, um teledriver assume o controle novamente.

Os telemotoristas controlam os veículos remotamente a partir de uma estação construída especificamente equipada com banco do motorista, volante, pedais e três monitores que fornecem visibilidade na frente do carro e ao seu lado.

Os sons do tráfego rodoviário, como veículos de emergência e outros sinais de alerta, são transmitidos por meio de microfones para os fones de ouvido do teledriver. Este operador poderia tecnicamente estar sentado do outro lado do mundo. No entanto, a maioria estará nas proximidades de um dos centros de telecondução de Vay.

Para os clientes, a telecondução é considerada uma alternativa mais barata e conveniente ao compartilhamento de carros tradicional. Para os operadores, isso pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

“A direção remota pode aumentar a lucratividade em um setor conhecido por margens finas”, explicou Justin Spratt, diretor de negócios da Vay. A empresa afirma que sua tecnologia pode dobrar a quantidade de tempo que os veículos estão em uso, aumentando as receitas.

A telecondução é anunciada como um ponto intermediário entre carros convencionais e veículos autônomos, que estão se mostrando muito mais difíceis de implementar do que os operadores esperavam.

“Dados os desafios recentes no setor de autonomia, a telecondução de nível automotivo pode oferecer um caminho alternativo para o transporte seguro ‘sem motorista’, já que um motorista humano está sempre no controle”, disse von de Ohe anteriormente à TNW.

Em dezembro de 2023, a Vay levantou US$ 95 milhões (€ 87 milhões) em uma rodada da Série B. O financiamento sinaliza a confiança dos investidores em uma tecnologia que poderia oferecer uma rota mais rápida para o mercado do que veículos totalmente autônomos.

Fonte: TNW